contato@sbmandioca.org Em breve!

Inscrição

História da Sociedade


Sociedade Brasileira de Mandioca


Quando o Homem chegou em nossas plagas, a gloriosa planta de mandioca já o aguardava e o recebeu oferecendo-lhe as suas raízes ricas e saborosas, como convite para que aqui ficasse, para que aqui também deitasse as suas raízes, antevendo a grande nação do porvir.

Nos milênios que se seguiram ela esteve sempre presente e levada pelos nômades da floresta, como companheira inseparável distribuiu-se pela imensidão das terras tupiniquim. Em dias atuais ainda cumpre o seu papel de mantenedora de populações inteiras, garantindo alimento farto. A sociedade brasileira de Mandioca, criada em 13 de maio de 1977, e tendo sua fundação lavrada em ata de 18 de abril de 1978, na cidade de Cruz das Almas, Bahia, tem como missão promover o desenvolvimento da cultura da mandioca, e seus derivados e afins, incentivando o intercâmbio de informações, promovendo reuniões, congressos, conferencias e demonstrações.

A SBM Realizou ao longo de sua existência por treze vezes o congresso Brasileiro de Mandioca, promoveu incontáveis reuniões técnico-cientificas, congregou e congrega centenas de técnicos, agricultores, industriais e pesquisadores, contribuindo de maneira efetiva para o desenvolvimento desta que é a mais brasileira das culturas.



A Sociedade Brasileira de Mandioca foi criada em 13/05/1977, oficializou sua existência em 18/04/1978, em Cruz das Almas, Bahia, na sede do Centro Nacional de Mandioca e Fruticultura Tropical. Foi presidente de sua diretoria provisória o Engº. Agrº. Dr. Raymundo Foncesca Souza. O Dr. Raymundo também foi eleito em assembléia geral para presidir a gestão da SBM no período 1977/79. Foram seus companheiros de diretoria: Vice-presidente Engº Agrº Manoel Moacir Costa Macedo;1º Secretário Engº Agrº Manoel Moacir Costa Macedo; 2° Secretário Engº Agrº Osmar José Lorenzi; 1º Tesoureiro Engº Agrº Ruy Américo Mendes; 2º Tesoureiro Engº. Agrº Jayme de Cerqueira Gomes. Estando o conselho assim constituído: Engº Agrº Jairo Ribeiro da Silva, Engº Agrº Murito Ternes, Engº Agrº Pedro Luiz Pires de Mattos, Engº Agrº José Bessa, sendo suplentes do conselho fiscal Engº Agrº Armando Takatsu e o Engº Agrº Balbino Vieira da Rocha.