XV Congresso Brasileiro de Mandioca

XV Congresso Brasileiro de Mandioca
O tema central do XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM) é “Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido”. Orientados por esse tema, diversos aspectos (subtemas) relacionados à cadeia produtiva da mandioca serão tratados durante o CBM, a exemplo de práticas culturais e novas oportunidades de uso na indústria, aproveitamento da raiz como alimento funcional e na alta gastronomia, importância da mandioca para a segurança alimentar, políticas públicas de incentivo, mercados alternativos e até redução de impactos ambientais. Para discutir esses subtemas serão utilizadas palestras, painéis e mesas redondas. Os trabalhos científicos serão apresentados nos grupos de trabalho e por meio de pôsteres. O congresso ficará marcado pela abordagem integrada dos avanços mais recentes obtidos na cadeia produtiva da mandioca, pautados pelo foco na sustentabilidade, além de propor uma abordagem que abarcará as diversas áreas de interesse da cultura; aquelas que ainda não estão sendo exploradas na sua vastidão serão também contempladas nas discussões. Tudo isso resultará em reflexos positivos para a cadeia produtiva, com melhoria da rentabilidade econômica e com garantia de sua função social, e como suprimento em vários processos industriais, em quantidade e qualidade adequadas ao mercado.

Paralelamente ao congresso também será realizado um evento de integração gastronômica envolvendo bares e restaurantes de Salvador para que, durante a semana do congresso, sejam servidos pratos e petiscos com foco na mandioca, visando movimentar outros setores da economia, o que aumentará a visibilidade do congresso e ampliará as discussões. Também será realizada uma Feira da Agricultura Familiar para que produtores das mais diversas regiões do país possam apresentar seus produtos, comercializá-los e realizar negócios futuros. Historicamente são apresentados, na forma de pôsteres e na forma oral, mais de 200 trabalhos científicos relativos a várias áreas do conhecimento.

Um dos principais objetivos do congresso é valorizar a origem da mandioca, fazendo-se uma ligação com o passado do Brasil e, simultaneamente, com o momento especial da atividade mandioqueira no estado da Bahia. Ainda pretende-se discutir o papel da cadeia da mandioca neste momento econômico do Brasil e na determinação política do Governo Brasileiro para reduzir a miséria no país.

O CBM é também o momento para pensar em ações de longo prazo, não só pelas mudanças em curso no Brasil, mas, sobretudo, pelas oportunidades que se abrem no mundo, frente às mudanças climáticas e às dificuldades de ampliação da oferta de produtos concorrentes da mandioca, em vários mercados, mantendo-se o sistema de produção atual desses produtos concorrentes. O congresso será também o espaço para despertar importantes atores (empresários, produtores e formuladores de políticas públicas) da cadeia da mandioca para as oportunidades que se abrem decorrentes dos importantes eventos esportivos previstos para o Brasil (Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas). Além de promover a inovação tecnológica e o intercâmbio científico tecnológico entre pesquisadores, empresários, produtores, estudantes e demais integrantes da cadeia produtiva da mandioca, espera-se o debate de estratégias para a melhoria da competitividade econômica da atividade e para a melhoria da sustentabilidade ambiental da produção.

Local: Bahia Othon Palace Hotel
Data: 21 a 26 de Outubro de 2013
Horário: 08:30 as 19:30
Investimento: consulte
Contato: Para maiores informações consulte o site do congresso
www.congressomandioca2013.com.br
%d blogueiros gostam disto: