XVI Congresso Brasileiro de Mandioca / I Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca

XVI Congresso Brasileiro de Mandioca / I Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca
A cultura da mandioca apresenta grande importância social e econômica, compondo parte fundamental da alimentação da população, principalmente de baixa renda, dos países tropicais. Na América Latina e Central, teve sua domesticação com os povos indígenas e atualmente tem acentuada importância na segurança alimentar dessas regiões. Apesar de apresentar elevado potencial produtivo, a cultura da mandioca está a margem do desenvolvimento tecnológico em relação as demais commodities agrícolas. No Brasil, nas regiões norte e nordeste, essa cultura é cultivada com baixo nível tecnológico, basicamente, para subsistência. Na região centro-sul, é cultivada para a industrialização, sendo mais tecnificada, com uso de máquinas e insumos.

Nesse contexto, de diferentes sistemas de produção, entre as regiões norte e nordeste com a região centro-sul, o Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM), realizado pela Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM), constitui-se atualmente em um dos principais fóruns de integração dos agentes da cadeia produtiva da mandioca, representados por instituições de ensino, pesquisa, assistência técnica e extensão, defesa vegetal, produtores agrícolas e empresários. É também uma oportunidade para se apresentar inovações geradas no setor de máquinas e equipamentos e levantar e prospectar novas demandas de interesse para o setor.

Considerando a importância deste cultivo para a América Latina, no XV Congresso Brasileiro de Mandioca, realizado em Salvador/BA, em reunião com representantes da Clayuca, consórcio para o desenvolvimento da cultura, que agrega 17 países produtores de mandioca, decidiu promover, juntamente com o 16º Congresso Brasileiro de Mandioca, o 1º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca, com a proposta de que esta instituição assuma a realização do evento de forma bianual nos diferentes países em que o cultivo seja importante.

O tema proposto para o evento foi Integração: segurança alimentar e geração de renda e visa apresentar novas tecnologias, possibilitar a troca de conhecimentos e o intercâmbio de informações e facilitar o contato entre os diversos países que cultivam esta cultura.

Convidamos você a participar conosco deste evento, atualizar seus conhecimentos, fazer novos contatos e conhecer as inovações da cadeia produtiva. A realização de dia de campo, ao final do evento, juntamente com a exposição de máquinas e produtos, serão oportunidades ímpar de conhecer o que há de mais moderno no cultivo da mandioca.

Aguardamos você!

Local: RAFAIN PALACE HOTEL & CONVENTION CENTER – Foz do Iguaçu/PR
Data: 9 a 13 de novembro de 2015
Horário: 08:30 as 19:30
Investimento: consulte
Contato: Para maiores informações consulte o site do congresso www.xvicbm.com.br / www.gcp21.org/wcrtc/
%d blogueiros gostam disto: